English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

FÃS COMEMORAM OS 125 ANOS DO NASCIMENTO DE J. R. R. TOLKIEN

Por J. B.

Se fosse vivo o aclamado autor J. R. R. Tolkien estaria completando hoje 125 anos, uma idade avançada até mesmo para os Hobbits.

John Ronald Reuel Tolkien nasceu no dia 03 de janeiro de 1892, na cidade de Bloemfontein, África do Sul, filho de Arthur Reuel Tolkien e Mabel Suffield Tolkien.

Em 1890 Arthur trabalhava no Loyds Bank, até que, impressionado pelas noticias das riquezas encontradas na África do Sul, conseguiu o emprego de gerente no Banco da África na cidade de Bloemfontein. 

Nesse período Arthur já era noivo de Mabel, meses depois ela viajaria para o continente africano, casando-se com Arthur no dia 16 de abril de 1891, ela com 21 anos e ele com 34 anos.

Além de Tolkien, eles tiveram mais um filho, chamado Hilary Arthur Tolkien. Porém Hilary e Tolkien conviveram pouco tempo com o pai, já que este veio a falecer, depois de contrair febre reumática, em decorrência das condições climáticas da África do Sul, sua morte veio acontecer no dia 15 de fevereiro de 1895. 

É dessa época que Tolkien teve uma experiência, que espelharia anos depois em sua maior obra literária. Quando estava aprendendo a andar, ele foi atacado por uma tarântula, mesmo sem ter criado nenhum medo de aranhas, ele usou aranhas gigantes e maléficas em algumas de suas obras, como The Sillmarillion, The Hobbit e The Lord of the Rings: The Two Tower.

Arthur Reuel Tolkien & Mabel Tolkien, pais de Tolkien.
Depois do sepultamento de Arthur, Mabel e as crianças voltaram para a Inglaterra, mais precisamente para uma casa de campo em Sarehole, próximo a Birmingham, esse tempo de vida de J. R. R. serviu de base para a criação do Condado, a Terra-Natal dos Hobbits.

No final do século XIX, Mabel se converteu ao catolicismo, o que causou uma ruptura com sua família, toda seguidora da Igreja Anglicana, essa ruptura resultou no cancelamento da ajuda financeira que recebia de sua família. Enquanto isso, seus filhos estudavam na King Edward's School.

Tolkien em 1911 aos 19 anos.
Algum tempo depois, Mabel contraiu diabetes, doença sem tratamento na época, que resultou em seu falecimento no dia 14 de novembro de 1904, Tolkien e seu irmão ficaram sob os cuidados do padre jesuíta Francis Xavier Morgan, anos depois, Tolkien afirmou que o padre era como um segundo pai, sendo aquele que lhe ensinara o significado da caridade e do perdão.

Em 1908, o padre Francis conseguiu duas vagas para os garotos na pensão da Sra. Faulkner, foi nessa pensão que Tolkien conheceu aquela que seria seu único e verdadeiro amor, a jovem Edith Bratt, algum tempo depois eles começaram a namorar, no entanto o padre Francis Morgan, descobriu o namoro, e temendo que isso causa-se prejuízos para a educação de Tolkien, proibiu o rapaz de ver ou falar com Edith até que completasse vinte e um anos.

Tolkien esperou pacientemente, até que na noite do seu vigésimo primeiro aniversário, em 1913, ele mandou uma carta para sua amada lhe pedindo em casamento, no entanto Edith respondeu que, depois de três anos sem ter noticias dele pensou que Tolkien já a tinha esquecido e aceitou a corte de outro rapaz.

Edith Bratt.
Tolkien não pensou duas vezes, tomou um trem e foi se encontrar com Edith, depois de uma longa conversa, ela terminou o relacionamento com o outro rapaz. Além de se casar Tolkien convenceu Edith a se converter ao catolicismo.

Tolkien e Edith tiveram quatro filhos: John Francis Reuel Tolkien (1917–2003), Michael Hilary Reuel Tolkien (1920-1984), Christopher John Reuel Tolkien (1924-) e Priscilla Anne Reuel Tolkien (1929-).

Tolkien era um pai dedicado, essa característica mostrava-se bastante clara nos livros, muitas vezes escritos para os seus filhos, como foi o caso do livro Roverandom, escrito quando um deles perdeu um cachorrinho de brinquedo na praia. Além disso, Tolkien mandava todos os anos cartas do Papai Noel quando os filhos eram mais jovens. 

Havia mais e mais personagens a cada ano, como o Urso Polar, o ajudante do Papai Noel, o Boneco de Neve, a secretaria de Papai Noel, a Senhorita Ilbereth, cujo nome se assemelha ao da Rainha Elbereth, a Valië, e vários outros personagens menores. A maioria dessas cartas mostrava aos filhos do Tolkien, como estavam as coisas no Polo Norte.

Só resta a nós, fãs, celebrar esta data revendo a Trilogia do Anel, ou lendo alguns dos seus livros. E caso possa, brindar hoje com uma caneca de cerveja ou uma xícara de chá em nome do nosso eterno Professor e escritor J. R. R. Tolkien.

-Et Eärello Endorenna utúlien. Sinome maruvan ar Hildinyar tenn` Ambar-metta!
 (Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar e também meus herdeiros, até o fim do mundo!)

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br